Conheça a iniciativa

Em outubro/2019, foi inaugurado o supercomputador AIRIS (Artificial Intelligence RSB Integrated System), instalado no Centro de Supercomputação para Inovação Industrial do SENAI CIMATEC, Salvador/BA, Brasil, fruto de parceria entre o SENAI CIMATEC e a Repsol Sinopec Brasil (RSB).

Este Centro de Excelência Computacional para Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (PDI) vem viabilizando a execução de projetos liderados pelo SENAI CIMATEC e em cooperação com outras instituições do Brasil e do mundo, para atendimento às demandas atuais de PDI do setor de Óleo & Gás, com foco na fixação de competências locais e aumento da competitividade nacional.

A realização e motivação para a continuidade deste Centro vêm através dos anseios das Universidades, Institutos de Pesquisa e Indústria para usufruir do potencial da computação de alto desempenho (High Perfomance Computing – HPC) do AIRIS na busca de simulações de cenários de pesquisa aplicada, com o objetivo de obter resultados antecipados para apoiar as tomadas de decisão no desenvolvimento destas pesquisas e definições de novas rotas tecnológicas, viabilizando tecnologia base para essa evolução.

O Supercomputador AIRIS propicia o uso de ferramentas de inteligência artificial, para acelerar o uso de grandes bancos de dados e obter resultados mais robustos e de maneira mais rápida, aprimorando o tratamento de big data, o uso de algoritmos complexos, processamentos de alto desempenho e simulações de alta fidelidade. É voltado prioritariamente para o setor de óleo e gás, mas também pode beneficiar outros segmentos que demandam alta capacidade de processamento, como os de energias renováveis, saúde, biotecnologia e mineração, além de possibilitar aplicações em inteligência artificial.

Devido a este grande potencial disruptivo, o SENAI CIMATEC e a RSB abrem oportunidades para execução de projetos que necessitam de alto poder computacional oferecido pelo HPC AIRIS com o objetivo de apoiar e potencializar a adoção desta tecnologia de ponta pelas Instituições, universidades, empresas, comunidade científica e startups visando acelerar os resultados da pesquisa.

Como participar

Qualquer pesquisador, empresa, Instituições Pesquisas ou startup com base tecnológica que necessite de recursos computacionais poderá submeter seu projeto de pesquisa (PDI). Após avaliação e aprovação do Comitê Gestor AIRIS, serão disponibilizados os acessos e apoio para o uso do ambiente de supercomputação, suporte técnico, auxílio na compilação de códigos e utilização do supercomputador.

O HPC AIRIS possui a seguinte configuração e capacidade de processamento:
-240 nós computacionais (CPU 2x Intel Xeon Família 6148 e 384GB DDG4 2666MHz de memória RAM por nó computacional, totalizando 505TFlops);
-5 nós computacionais 4x Nvidia V100 NVLink de 32GB;
-6 nós computacionais ARM (2x Cavium ThunderX2 (ARMv8) e 128 GB DDG4 por nó computacional);
-Storage de alta performance (LUSTRE FS);
-Sistema Operacional Linux RHEL.

Para submeter o seu projeto, basta preencher um formulário simplificado clicando no botão abaixo.


Apoio